quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Cérebro é bom. Todo mundo devia ter um!


Por que será que o povo fica com o cérebro embotado em época de eleição? Agora mesmo encontrei um amigo que é professor universitário, um sujeito que sempre teve pinta e hábito de intelectual. Disse que vai votar na Dilma porque "não se trata de um voto na pessoa, mas numa nova forma de governar olhando sobretudo para a inclusão social". Eu não acreditei. Que a "cumpanherada" do PT use esse tipo de argumento para defender a perpetuação no poder, vá lá. Mas gente que pensa? Tentei lembrar que o Bolsa Família foi a junção de todos os benefícios sociais que já haviam sido concedidos no governo FHC, mas ele objetou. Tentei explicar que o PT não assinou a Constituição de 88, votou contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, contra o Plano Real, contra todas as privatizações - inclusive a da telefonia, que abriu o mercado, permitindo que hoje até os carroceiros desfilem pelas ruas com seu aparelho de celular. Mas para todos os argumentos, ele confrontava outros. Disse que o mercado internacional aprova o Lula, que o Brasil atravessou a crise incólume, que o pobre hoje come mais e melhor, que até o Barak Obama acha o Lula o cara. E que para continuar o trabalho do cara, melhor a coroa. É por isso que, salvo um grande incidente de percurso, essa mulher, que nunca recebeu um voto, nem mesmo em eleição de síndico, vai ser guindada à posição de presidente da República.
Por que o povo fica assim tão cego? Por que a gente ouve tantos idiotas, ao longo de todo o mandato, com frases do tipo: "Votei nesse cara e me arrependo até a alma", "Ganhou com o meu voto, mas se arrependimento matasse...", "Não sei onde eu estava com a cabeça quando dei meu voto pra esse cachorro!". É isso: a campanha eleitoral pode ser definida como este período em que a maioria perde o senso do ridículo, a noção do razoável, a percepção ainda que mínima do aceitável. Está aí o Tiririca que não me deixa mentir!

2 comentários:

  1. Amigo, a experiência com esse interlocutor mencionado é tão cruel quanto uma outra, a de se ter que ouvir praticamente uma pregação religiosa, daquelas em que te perguntam: “você não acha que o Brasil tem melhorado muito, apesar dos escândalos?”....(!!!!)
    Melhorado!!!
    “Apesar de”...!!!
    Quê???

    ResponderExcluir
  2. Gosto de ver essa sua indignação com a situação da política brasileira. Seu comentário é muito lúcido. A Dilma só poderia estar na crista da onda e o Lula só poderia estar surfando em altos índices de popularidade num país como o Brasil, onde em plena campanha eleitoral cai por corrupção a ministra chefe da Casa Civil, sucessora indicada pela candidata, onde o José Dirceu, também derrubado por corrupção, vem a pública e diz, na maior desfaçatez, que o problema do Brasil é que há muita liberdade de imprensa. É de dar nojo...

    ResponderExcluir

Golpes baixos terão resposta à altura.