sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

José Dirceu ontem em hoje



Em 1968, um dos anos mais críticos da história para o movimento estudantil brasileiro, o DOPS tinha uma lista enorme de pessoas que queria prender antes da realização do 30o. Congresso da UNE. No topo, estava um jovem magro, corajoso, que só saía de casa armado e nunca dormia na mesma casa: José Dirceu. Sua rebeldia e a de tantos outros tinha sentido: líderes estudantis como Vladimir Palmeira, presidente da ex-União Metropolitana dos Estudantes, do Rio, estavam presos. Neguinho soltava um pum meio para a esquerda e era enquadrado na Lei de Segurança Nacional.Estudante baleado na cabeça, deputados espancados por policiais, universidades invadidas pela polícia, gente desaparecendo, totura e morte. A barra realmente pesou em 68...
Vendo o noticiário, me deparei com uma foto do senhor José Dirceu em Curitiba. Mais de 40 anos depois, alguns milhões habilmente escoados pelo ralo do mensalão, que ele insiste em negar, fico pensando no que virou o homem. E no que virou o Brasil. Foi bom ver o fim da ditadura, mas que democracia é essa em que os corruptos estão por aí, mandando mais do que os que foram eleitos pela vontade do povo? De onde vem o poder de José Dirceu, se não de uma máquina federal, carcomida, que estende seus tentáculos sobre a imprensa, a justiça, a consciência nacional?
Hoje eu sei que quem me deu a idéia de uma nova consciência e juventude está em casa, guardado por Deus (?), contando vil metal. Quem ainda não sabe, é só olhar para essas duas fotos.

4 comentários:

  1. Imperdível! O depoimento gravado por JOSÉ DIRCEU sobre a época da ditadura militar no Brasil em Amor e Revolução. @tvjornalsbt às 22h15!

    Aproveito para convidar!!!

    PROMOÇÃO DE ANIVERSÁRIO DO MEU BLOG,QUE FEZ DOIS ANOS DIA 15.AOS AMIGOS QUE VISITAREM A PARTIR DESTA DATA AO DIA 30/04 ESTAREI SORTEANDO UM LIVRO A ESCOLHA DO GANHADOR,DENTRO DA TEMÁTICA DO SEU BLOG OU NÃO E ENVIAREI PARA QUALQUER CIDADE, NO BRASIL OU NÃO.LIVRO DE VERDADE!!!

    ResponderExcluir
  2. Odiamos alguem cujo posto é aquele que queimos ocupar, mas não temos capacidade nem talento para ocupar... quem é vc

    ResponderExcluir
  3. Odiamos alguem cujo posto é aquele que queimos ocupar, mas não temos capacidade nem talento para ocupar... quem é vc

    ResponderExcluir

Golpes baixos terão resposta à altura.