sábado, 9 de janeiro de 2010

O caminho do meio


BUDA DISSE que o melhor caminho é o do meio. Significa que a harmonia está no equilíbrio. Olhando para minha própria barriga e para a barriga do Buda, fico imaginando onde foi que nós dois perdemos a noção do equilíbrio. A leitura correta disso deve ser a seguinte: seja moderado em tudo, inclusive no que diz respeito à moderação.

UM AMIGO que era tremendamente pobre reaparece rico depois de quase dez anos. Fomos amigos de escola, nos idos da década de 70. Mais tarde, no segundo grau, e depois, nos tempos de faculdade, ele era o sujeito que arrumava as namoradas mais estranhas. Eu até o apelidei de John Lennon: só troca de mulher quando consegue achar outra mais feia. Agora, cercado por beldades e bem-sucedido em Minas Gerais, no ramo de alimentação, ele brinca:
- Meu caro, o sucesso tem basicamente dois segredos. Primeiro: nunca diga tudo o que você sabe.

HÁ ALGUM TEMPO, um intercambista do Rotary esteve por aqui recentemente, vindo da Índia. Vegetariano, foi levado a uma churrascaria que faz muito sucesso, reunindo pessoas da cidade e de toda a região. O indiano ficou perplexo ao ver o corre-corre dos garçons, entrecortando o salão com os mais diferentes tipos de carne. Um vegetariano numa churrascaria deve se sentir mais ou menos como um eunuco numa suruba. A certa altura, ele me disse que na Índia, na região onde sua família vive, leva-se muito a sério a história de que a vaca é animal sagrado. Um amigo que estava por perto observou:
- Aqui, a opinião geral é de que vaca sagrada é a que dá o melhor churrasco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Golpes baixos terão resposta à altura.