quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Umas e outras


“REPOUSO”. Esta é a palavra mágica que muitos doentes querem ouvir de seus médicos. “Você deve ficar pelo menos 15 dias de licença, evitando esforço e situações de estresse”. Um amigo, que desenvolveu determinado quadro clínico e ouviu recentemente recomendação parecida, disse: “Pra ficar perfeito, só faltou acrescentar massagem tailandesa e uma dúzia de cerveja por dia”.

CERVEJA não, mas pode ser que em breve o vinho passe a ser recomendado por um número cada vez maior de médicos para determinados problemas de saúde. Uma equipe de pesquisadores da universidade inglesa de Newcastle está fazendo experiência com uma substância encontrada no vinho tinto com 30 pacientes que sofrem de encefalopatia mitocondrial.
Diz que o quadro de voluntários começou com 30, mas já anda pra lá de mil...

POR CONTA dessas novidades, que nos chegam de terras longínquas, já tem gente procurando pelas propriedades terapêuticas da cachaça. Dona Celimar, avó de um amigo nosso, tem mais de 80 anos e diz que a cachaça é um santo remédio. “Não sei dizer direito pra que, mas que é remédio, não se discute”, diz a idosa.
Quando a diabete está atacada, ela faz caipirinha com limão e Adocyl.

PIOR MESMO é quando o médico inicia o tratamento cortando tudo:
- O senhor vai ter que diminuir o álcool, parar de fumar, cortar frituras, cortar massas e doces. Enlatados, picles e embutidos, então, são puro veneno!
- Mas desse jeito só vou poder comer verduras, frutas e legumes?!
- Exatamente. Mas dia sim, dia não!

UM COLEGA jornalista reclamava recentemente:
- Veja como são as coisas: durante muitos anos, andei de ônibus, depois comprei uma moto. Dei um duro lascado para comprar um Fiat Uno. Fui trabalhando e trocando, sempre sonhando em chegar a um carro melhor. Agora, que consegui comprar um Astra, o médico me mandou deixar o carro em casa e caminhar...
Outro ouviu do médico a nova dieta:
- O senhor vai comer duas colheres de arroz, um pedaço de frango grelhado e duas folhas de alface.
- Isso é entre as refeições?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Golpes baixos terão resposta à altura.