quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Adeus greve de fome!


VOLTA E MEIA alguém aparece com a idéia de fazer uma greve de fome. Quem não se lembra do bispo de Barra, na Bahia, Frei Luiz Flávio Cappio, iniciou uma greve de fome a favor da revitalização do rio São Francisco para tentar impedir a implantação do projeto de transposição?. Antes, o ex-governador do Rio, Anthony Garotinho, entrou em greve de fome por causa do que chamou de “campanha mentirosa e sórdida” para tentar destruir sua imagem. São apenas dois exemplos entre tantos.

ISSO NÃO ABRE espaço para se lançar um novo curso de graduação nas faculdades de todo o País? Sim, o curso de “Técnico em Desmontagem de Greve de Fome”, onde seriam ensinadas técnicas refinadas e recursos persuasivos para demover desses protestos mesmo os mais empedernidos grevistas. Para simplificar, o profissional poderia se chamar desgrevista. O sujeito está lá, no 18º dia de greve de fome, e alguém chama o técnico. O homem já chega comendo um X-Tudo e se dirige à pessoa com a boca cheia de maionese e catchup e usando palavras que lembrem comida:
- E aí, ô cara de pudim de coco com calda de ameixa! Sabe que dia é hoje? Quarta-feira, dia de feijoada. Eu já te falei como é a receita de feijoada da minha avó, nascida lá em Tiros, Minas Gerais?

DEZ MINUTOS de conversa e adeus greve de fome. Claro que sempre há os mais resistentes. Sem problemas: durante o dia, o desgrevista começa por preparar um suculento lanche em frente ao infeliz. Depois começa a folhear, em sua frente, revistas e livros com deliciosas receitas, todas ilustradas com provocantes fotografias. Se nada disso der certo, o desgrevista convoca a imprensa, parentes e amigos para anunciar que desistiu e que vai deixar o manifestante em paz. Mas, para fechar em grande estilo, oferece a todos um churrasco, composto por picanha maturada, cerveja gelada e acepipes diversos, tudo na cara do infeliz grevista. Ou, nessas alturas, ex-grevista, se me entendem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Golpes baixos terão resposta à altura.