sexta-feira, 27 de março de 2009

Baader Meinhof-Komplex


Eu tinha apenas 13 anos em 1976, quando Ulrich Meinhof, a bonequinha aí da foto, foi encontrada morta na sua cela, do complexo prisional de alta segurança de Stammheim, em Stutgard. A direção do complexo e o governo alemão sustentaram a tese de que ela havia se enforcado, mas a história sempre foi contestada por um número razoável de pessoas.
Ulrich, juntamente com Andras Baader, eram as cabeças do chamado Baader-Meinhof Komplex, um grupo de revolucionários que barbarizou na década de 70, na Alemanha, sob inspiração marxista. Eles formavam a Facção Exército Vermelho (RAF). Em 1977, Andreas Baader também foi encontrado morto em sua cela com um tiro de pistola. Ninguém explicou como uma pistola entrou numa prisão de segurança máxima para acabar com Baader, mesmo fim dado a outros dois integrantes do grupo: Gundrun Esslin e Jan Carl Jaspe. Aqui no Brasil entra de tudo nas celas de segurança máxima – de vez em quando, até uns presos. Mas foi na Alemanha...
Estou falando sobre tudo isso porque no final do ano passado saiu o filme Baader Meinhof Komplex, mas nem eu, nem qualquer dos meus amigos viram. Se abusar, deve ser algo mais curioso e mais complexo do que o Menino da Porteira, com o breganejo Daniel. Você viu?

Um comentário:

  1. QQ. semelhança com a tupiniquim Dilminha não é mera semelhança, só que coitada da dilma não teve nem nunca terá a mesma visibilidade.

    ResponderExcluir

Golpes baixos terão resposta à altura.