terça-feira, 17 de março de 2009

Papel higiênico, o novo vilão

Por Andrea Vialli

A notícia vem do jornal The Guardian. Quem diria. O uso de papel higiênico “macio e branquinho” pode ser mais danoso ao planeta do que comer fast food ou dirigir Hummers - o utilitário adorado pelos americanos e conhecido por beber galões e mais galões de gasolina.O veredicto foi dados por ambientalistas americanos, que elegeram o prosaico papel higiênico como o vilão da vez. Isso porque, nos EUA, o papel utilizado para fabricar o toilet paper vem de matas nativas. E mais: os produtos químicos usados no branqueamento do papel também são nocivos ao meio ambiente e causam poluição, alegam.

OOO

“Esse é um produto que usamos por menos de três segundos. Mas as consequências ecológicas de sua fabricação são enormes”, diz Allen Hershkowitz, cientista do Natural Resources Defence Council, e ativista da causa.Nos EUA, 98% dos rolos de papel higiênico são feitos de florestas nativas.

OOO

Na Europa e América Latina, até 40% do papel do rolo é de origem reciclada. No Brasil, as marcas costumam mesclar o papel de origem reciclada com papel virgem - que vem de florestas de cultivo, é bom frisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Golpes baixos terão resposta à altura.